Wednesday, April 12, 2006

Aula 5 - 12/04/06

Relatar a aula de hoje vai ser basicamente fácil e rápido, pois tratamos de um assunto que já é de alguma forma dominado por todos, os JOGOS. Quando falo que é dominado por todos, quero dizer que todos já conhecem, já praticaram e de alguma forma já estudaram sobre isso, e não que todos saibam realmente o significado da atividade.
A aula inicia com a chamada (dãããã), e uma breve intrução de uma atividade lúdica e de interação entre os colegas, que se propõem a conhecer uns aos outros com questionamentos pessoais que estão numa folha dada pelo professor. Digo lúdica pois traz uma certa descontração e interação pois nos dá o conhecer as singularidades existentes entre nós e nossos colegas.
Encerrada a atividade o professor explica de uma forma bem geral mas focada na "disponibilidade corporal", o que vem a ser um jogo e quais suas diferentes aplicações e resultados com crianças, jovens e alunos. Enfatiza bastante a área dos sentimentos, a parte abstrata da ação, que quase sempre não é vista por quem aplica os jogos, cria um conceito (ou copia, como vou saber) de integralidade entre sentimentos, emoções, idéias como o mundo físico, ou mundo real como ele mesmo chamou. Esse tipo de visão eu nunca tinha escutado a respeito de jogo, e creio que me abriu uma gama de possibilidades e conceitos totalmente novos para trabalho. Agregar como se fosse um mundo "virtual" da mente ao mundo real do físico, e fazer um se traspor sobre o outro, creio que é uma facilitação que o jogo traz ao ambiente. concordo que dessa maneira conseguimos descobrir e conhecer caráteres que antes eram escondidos atrás de máscaras de influências e culturas, e vincula o valor psicológico do professor de aeducação física.

No comments: